Comitê de Segurança da ONU fortalece cooperação internacional para promover segurança mundial.

04/07/2023

Comitê de Segurança da ONU fortalece cooperação internacional para promover segurança mundial.

Os países deram um passo decisivo para moldar um futuro seguro e promover a paz mundial.

No debate do dia 05 de julho de 2023, os países responsáveis do Conselho de Segurança da ONU organizaram e entraram em consenso com o fortalecimento da cooperação internacional para promover a segurança mundial. Os países do Conselho de Segurança da ONU concordaram em aumentar a fiscalização das fronteiras, com o objetivo de reduzir o terrorismo mundial, além de criminalizar a entrada de terroristas nos países.

 

Em relação às tecnologias nucleares, todos os países corroboram com a instrução de usinas nucleares para países que não possuem tal tecnologia, assim como a não proliferação de armas nucleares. Consoante às novas tecnologias do mundo digital, o Conselho de Segurança repreende crimes cibernéticos e irá apoiar países que não fortaleceram sua segurança virtual.

 

No início da reunião, houve um pequeno confronto entre os países da Ucrânia e da Rússia. No entanto, as potências ali presentes impediram que o conflito se estendesse, pois precisavam discutir assuntos mais sérios, como a segurança dos países, envolvendo o terrorismo, armas nucleares, mudanças climáticas e também a questão da tecnologia.

 

O fortalecimento da cooperação internacional demonstra um passo importante na busca por uma segurança global mais eficaz e abordagem conjunta para desafios que afetam a comunidade internacional como um todo. Os países do Conselho de Segurança da ONU estão comprometidos em promover a paz e a estabilidade, garantindo a segurança de suas populações e abordando questões críticas em um mundo cada vez mais interconectado e complexo.